Uma das minhas partes favoritas nos filmes é a trilha sonora. Por isso, costumo sempre prestar bastante atenção nelas. Quando as canções são bem escolhidas, elas ajudam a construir todo o imaginário do longa em nossas cabeças. Quantas músicas não ficaram mundialmente conhecidas por estarem num filme e quando as ouvimos, na hora, lembramos da cena em que elas tocam? Esse é o poder de uma boa canção de trilha sonora. Aqui vão cinco músicas que preenchem esses requisitos.
5 —Decode de Paramore
O primeiro filme da Saga Crepúsculo estreou em 2008 e virou a nova febre mundial. Tudo que estava envolvido com o longa se tornou bem sucedido na época, como os livros que originaram os filmes, os atores protagonistas e a canção que embalava as primeiras aventuras de Edward e Bella. A banda Paramore já havia lançado dois álbuns e conquistava cada vez mais fãs, mas com o sucesso de Decode esse processo foi ainda mais rápido e a banda atingiu um outro nível de popularidade. Um dos grandes hinos emo dos anos 2000, Decode ajudou a cravar Crepúsculo na cultura pop.
4 — The Climb de Miley Cyrus
A série Hannah Montana foi um grande fenômeno teen dos anos 2000 e alçou a cantora Miley Cyrus ao estrelato. Com o sucesso mundial da série, foi lançado um filme sobre a personagem em 2009. Para a trilha sonora do longa foram reutilizadas canções da própria série e produzidas outras, originais. The Climb foi escolhida como o carro-chefe do álbum de músicas. Ela fala sobre superação e sobre aproveitar mais a jornada e não só o fim dela. Encaixou bem com o filme e se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Miley.
3 — City of Stars
Que La La Land é um dos maiores musicais de todos os tempos todo mundo já tá cansado de saber. Foi até difícil escolher qual das canções do longa eu colocaria nessa lista, mas decidi ir com a vencedora do Óscar, City of Stars, que é interpretada duas vezes no filme. Uma versão conta apenas com os vocais de Ryan Gosling, enquanto a outra tem a participação da talentosíssima Emma Stone. A letra de City of Stars resume bem o que o filme representa, falando sobre as inseguranças e expectativas de ir atrás de seus sonhos.
2 — Shallow
O dueto de Lady Gaga e Bradley Cooper detém o titulo de canção mais premiada da história. Lançada em 2018 para a trilha sonora de Nasce Uma Estrela, filme dirigido por Cooper, ela foi um dos maiores hits na carreira da cantora. Mais importante que todos esses prêmios recebidos foi a aclamação brasileira conquistada, rendendo até uma versão da canção em ritmo de forró. Um dos momentos mais aguardados e comentados da última edição do Óscar foi a apresentação ao vivo da canção. Além do talento inquestionável de Gaga, a química entre ela e Cooper foi bastante elogiada. Gerou, também, bastante material para fanfics.
1 — My Heart Will Go On
A maior canção de amor da história. Ultrapassou a barreira do tempo e agora está imortalizada em nossa memória afetiva. O belo e trágico romance de Jack e Rose não seria o mesmo sem a emocionante voz de Céline Dion por trás. A canção foi lançada em dezembro de 1997 com muito esforço: nem o diretor de Titanic e nem a própria Céline queriam saber dela no começo. No entanto, a música foi gravada e, após seu lançamento, tornou-se um clássico instantâneo. Até hoje, se você costuma frequentar karaokês, em algum momento será presenteado com uma pessoa corajosa disposta a interpretar a canção.
Faltou alguma canção que eu não poderia ter deixado de fora de jeito algum? Me contem nos comentários. Até a próxima.
–
O conteúdo da coluna é de responsabilidade do autor.